Murdoch: The Daily, o jornal do séc XXI que nem deu para um ano

Apresentado como o jornal do século XXI, o The Daily não resistiu um ano… E fecha já este sábado. Conseguiu apenas 100.000 leitores (ainda assim mais que o Expresso) quando os mínimos olímpicos para pagar o investimento eram 500.000, só 5 vezes mais.

Murdoch meteu a pata na poça e não soube entender que um media do século XXI não o é só porque usa tecnologia deste século e porque é muito bonito. Como refere Ken Doctor no blogue “Newsonomics“,  o The Daily apesar de visualmente ser muito sedutor, em termos de conteúdos é muito ligeiro. “Se alguém chama a um jornal The Daily deve arranjar forma de o tornar num media a ler absolutamente todos os dias, ou seja, com conteúdo diferenciado”. O problema é que não oferecia nada que outros media ditos do século XX não ofereçam.

“Desde o seu lançamento, o The Daily foi uma experiência ousada na publicação digital e um maravilhoso veículo de inovação. Infelizmente, a nossa experiência mostrou-nos que não conseguimos encontrar uma audiência suficientemente grande num curto espaço de tempo, para nos convencermos de que este modelo de negócio seria sustentável a longo prazo”, diz Murdoch, em comunicado.

Depois de, em Julho passado, terem siddo despedidos 50 dos 170 trabalhadores do jornal, agora o fim anunciado leva os restantes para o mesmo caminho.

Ruper Murdoch, como outros magnatas dos media, não é compatível com o século XXI, e está habituado a uma certa forma de estar nos media que já não é deste tempo. Um tempo em que a liberdade de informação já não é propriedade dos concentrados de media, por muito que lhes custe. Há também outra maior liberdade, a de escolha de quem nos informa,  e, pelo visto, poucos escolheram o The Daily….

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: