Lusa espanhola… Está tudo doido?

A ideia peregrina de entregar parte da Lusa à EFE tem, de facto, muito de preocupante, como nota Nobre-Correia, neste artigo de opinião que a seguir reproduzo.

É espantoso que passe pela cabeça de alguém autorizar que a única  agência de notícias portuguesa seja colocada ao serviço do interesse espanhol. E, a acrescentar a isto, fazê-lo para dar dinheiro a ganhar a Oliveira e Balsemão, dispostos as vender 45% da agência e que assim mostram o quanto os preocupa o interesse nacional.

PLANETA MEDIA

A hipótese mais preocupante

por J.-M. NOBRE-CORREIA10 novembro 2012

A passagem da agência de informação portuguesa para controlo espanhol constituiria o pior cenário de saída da crise e a mais séria ameaça para a soberania nacional…

Ao que parece, a espanhola Efe estaria interessada em comprar 45,71% da Lusa: seria o pior que poderia acontecer à agência portuguesa! Historicamente, com efeito, as agências de informação nasceram no quadro das fronteiras do Estado nacional. Criadas por privados (Havas-AFP, Reuter), meios de negócios (Belga), media (AP, ANSA, DPA) ou administrações públicas (Efe). Mas, de qualquer modo, as agências foram sempre percebidas como pilares essenciais da soberania nacional em matéria de informação.

Quer isto dizer que as administrações públicas como os media foram sempre extremamente sensíveis ao facto de disporem de uma agência de origem nacional. De uma agência que lhes propusesse uma abordagem da atualidade no mundo segundo uma perspetiva nacional, conforme à sensibilidade nacional, aos interesses nacionais (diplomáticos, económicos, culturais, históricos…). Pelo que os meios governamentais, económicos e mediáticos sempre estiveram atentos aos destinos das agências de informação nacionais.

O caso da Lusa apresenta particularidades. A de ter o Estado como acionista maioritário (mas não é a única agência nesta situação). De ter apenas dois acionistas privados importantes (Controlinveste e Impresa). De estes quererem estranhamente vender as suas participações. De não haver de facto mais nenhuma agência de informação nacional (ao contrário do que acontece em Espanha, em França, na Itália, na Grã-Bretanha ou na Alemanha, por exemplo).

Ver a Efe adquirir 45,71% da Lusa é ver o Estado espanhol entrar na agência portuguesa. Porque a Efe é controlada a 99,60% pela Sociedade Estatal de Participaciones Industriales. Teoricamente, a Lusa passaria pois a ser detida por dois Estados (e neste caso por dois governos), o que não é particularmente favorável a uma informação independente. Mas isso constituiria de facto uma tomada de controlo da Efe, quarta agência de informação no mundo. E todas as outras hipóteses de abertura a agências estrangeiras seriam em princípio menos preocupantes…

Pearson quererá ceder o ‘FT’?

Segundo a agência Bloomberg, o britânico Pearson, depois de ceder a maioria do editor Penguin ao alemão Ber-telsmann, quer vender o diário eco-nómico londrino Financial Times. Candidatos à aquisição: os estado-unidenses NewsCorporation e Bloomberg, e o canadiano Thomson Reuters. Custo: 1,3 a dois mil milhões de libras.

RCS encara ceder os magazines

O grupo italiano quer reposicionar-se na edição de diários (Corriere della Sera e Gazzetta dello Sport) e de livros (Rizzoli), e passar o sector dos magazines, fechando os que não encontrarem comprador. Com uma dívida de 800 milhões de euros e perdas de 427 milhões, o RCS pensa despedir cerca de 500 dos seus 5200 empregados.

Subidas e baixas na TV espanhola

O consumo de televisão em Espanha não para de crescer: 251 minutos diários em 2012 contra 223 em 2007 (o ano antes do início da crise publicitária). Enquanto o número de sequências publicitárias, o tempo de ocupação publicitária e os preços de publicidade não deixaram de baixar, provocando uma queda das receitas.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: