Em Angola está instalada uma polémica. A vontade de o executivo angolano restringir a publicidade de bebidas alcoólicas é vista já como uma ameaça à sobrevivência da imprensa privada, uma vez que os anunciantes de bebidas alcoólicas se situam entre os três primeiros lugares no volume de investimentos em TV, imprensa, rádio e media exterior… Claro está que quem usa este argumento é a Associação Angolana de Publicidade e Marketing, que nos revela, assim, que a Imprensa do país é muito movida a álcool.
Estará o Rumo de Balsemão. projecto editorial angolano, também ameaçado? Passará, pelo menos, se for aprovada a lei, a ser um projecto mais sóbrio.
Comentários
A restrição à publicidade das bebidas alcoólica é uma medida consensual no “1º mundo” e a decisão das autoridades angolanas de a aplicar é uma prova de bom senso. Mais vale que se façam progressos numa área do que em nenhuma. E se Balsemão estava à espera de um Eldorado angolano, é bom que caia na real.