O estranho caso de Dr. Pinto Jekyll & Mr. Balsemão Hyde

Diz Francisco Pinto Balsemão: “existem novos poderes que utilizam a comunicação social para os seus próprios fins”, pelo que não é possível pensar que a liberdade de expressão “está conquistada”.

Homenageado pelo Clube Português de Imprensa (CPI) (que devia em homenagem maior mudar agora o nome para Clube Português de Fãs da Impresa) alertou que grande parte das notícias “são rumores perigosíssimos” provenientes de pessoas “que se acovardam” e as fontes jornalísticas cada vez mais “não gostam de dar a cara” e “inventam factos”.

Estas declarações do patrão Balsas são mesmo um estranho caso de dupla personalidade, que despertou já a atenção da 7ª arte e a sua história vai ficar agora imortalizada em filme.

O Dr. Pinto Jekyll, paladino da liberdade de imprensa, que fala em “novos poderes que utilizam a comunicação social para os seus próprios fins” e o Mr. Balsemão Hyde, seguramente o expoente máximo de utilização dos media para fins pessoais.

Mas, como em muitos casos de multipla personalidade, o Dr. Pinto não sabe da existência de Mr. Balsemão e, por isso, de forma inconsciente critica muitas vezes Balsemão, sem perceber que na verdade está a fazer uma auto-crítica. 

Um romance a não perder num cinema perto de si…

Sinopse:

O entusiasmo do Doutor Francisco Pinto Jekyll pela liberdade de imprensa e os actos abnegados em serviço desta nobre causa tornaram-no um homem muito admirado. Porém, esta é uma identidade que esconde a verdade sobre aquele que é já o lado dominante da sua vida. Um lado sinistro…

O Doutor Pinto Jekyll tem desde há muito a capacidade de separar as suas duas identidades. Após trabalho exaustivo no laboratório de Carnaxide, ele cria uma fórmula que lhe permite alternar entre duas personalidades completamente diferentes, a de um angelical patrão dos media respeitador da liberdade de imprensa e incapaz de colocar interesses próprios à frente do bem comum e a de um homem de negócios e político com muitos interesses ocultos a que ele chama Mr. Balsemão Hyde. Porém, não leva muito tempo até a personalidade de Mr. Balsemão começar a dominar a do Doutor Pinto…

A Banda Sonora é dos The Who:

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: