Sindicato: Jornalistas não são pés-de-microfone

ISTO NÃO É UM JORNALISTA!

O Sindicato dos Jornalistas está a apelar ao boicote de conferências condicionadas, “nas quais não é concedida a possibilidade de os jornalistas obterem esclarecimentos ou informações complementares às declarações proferidas nesses acontecimentos, sendo também, nalguns casos, vedada a recolha de fotografias, limitando a imagem à das televisões”.

A prática cada vez mais na moda das “conferências de imprensa sem direito a perguntas” é para o SJ uma “deliberada fuga ao dever de esclarecimento cabal dos cidadãos”, transformando os jornalistas em “pés-de-microfone”, e um “verdadeiro atentado à liberdade de informação”.

Às conferências de imprensa sem direito a perguntas e/ou sem direito a fotografias, os jornalistas devem, seguindo o apelo do sindicato:

– Não comparecer ou abandoná-las de imediato caso sejam informados de interdições;

– Não publicar declarações que não possam ser objecto de perguntas ou, em alternativa, publicar as perguntas que os jornalistas pretendiam fazer e para as quais não puderam obter respostas;

– Não publicar imagens, nem mesmo de arquivo e muito menos cedidas pelos organizadores das conferências de imprensa, se o acesso dos repórteres fotográficos tiver sido impedido.

Eu concordo. Os jornalistas não são pés-de-microfone, nem mesmo tripés de máquina de filmar e por isso acho muito bem este boicote. Quem quiser fazer conferências sem fotos e sem perguntas que compre uma webcam e coloque um vídeo no Youtube e depois partilhe com os amigos que dizem sempre que o fulano ou a fulana estiveram fabulosos na conferência e que tudo o que disseram é extraordinariamente interessante e a melhor e mais correcta visão da realidade. 

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Daniela Cerqueira  On Maio 16, 2011 at 11:42

    Bom dia!

    Devo dizer que sou Assessora de Imprensa e concordo, em parte, com esta posição do SJ. Comunicação é uma paixão e não se deve optar por uma Assessoria fácil, sem desafio. E os jornalistas devem aumentar esse desafio para nós, Assessores. Pelo bem de ambas a profissões que casam e descasam tão bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: