Google One Pass, novo serviço de conteúdos pagos

A Google já apresentou o “Google One Pass”, o novo serviço online de notícias pagas para editores, produto que irá concorrer com o sistema semelhante  já lançado pela Apple.

O sistema vai permitir aos editores cobrar pelos seus conteúdos nos sites, bem como smartphones e tablets, com o atractivo destes ficarem com 90% da receita, enquanto na oferta da Apple, os editores ganham apenas 70% do valor das assinaturas.

Pagar cada artigo ou subscrever  uma assinatura anual são as opções para os utilizadores que passam a ter no Google One Pass acesso a conteúdos pagos da Associated Newspapers (Daily Mail), o El País, o Die Welt e o Bild, entre outros títulos. O serviço vai estar em primeiro lugar disponível nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido, antes de avançar para a expansão a outros mercados.

Este é mais um passo para tentar fazer vingar uma moda de conteúdos pagos em que os editores parecem ver a salvação, mas ainda é cedo para perceber se esta estratégia será bem sucedida. Só o tempo o dirá, mas o resultado final estará seguramente dependente do valor que os utilizadores vão atribuir a esses conteúdos pagos, por comparação com a quantidade/qualidade da informação gratuita que já circula na Web. Cabe aos editores saber dar a este novo modelo o seu valor acrescentado  e cabe a quem os compra perceber se esse acréscimo de valor é real e útil, porque caso assim não seja o sistema está condenado ao fracasso.

 

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