Expresso queria textos à borla de Ana Anes

A foto faz parte de um Projecto de Beatriz Albuquerque que existe deste 2005 e foi apresentado em Lisboa em 2008. Visitem: http://www.beatrizalbuquerque.web.pt/home.html

 

De Balsemão e do seu grupo já se espera tudo, nada surpreende, mas não deixa de ser caricata a história revelada pela conhecida cronista Ana Anes, no seu blog, sobre uma proposta indecente do Expresso, que mereceu uma resposta decente. Digo eu que Ana Anes fez muito bem em mandar os senhores à merdia, num caso que espelha bem “a crise de valores dos so called jornalistas”, tal como diz a autora.

Reproduzo em baixo parte do texto de Ana Anes , e convido já a lerem o resto no seu blog,  onde se conclui que “os jornalistas já não são vendidos há muito tempo. São oferecidos” e onde também se revela o fair play de alguns humoristas da praça:

…Vivemos num país em crise. É o que dizem. Acabadinha de chegar de fim de semana a única crise que eu vejo- porque as pousadas estão apinhadas e os restaurantes também-  e principalmente no meio da comunicaçao social é a crise de valores dos so called jornalistas.

Ora veja-se: outro dia convidaram-me a escrever de borla para o Escape do Expresso ( eu quero mais é que o Expresso se lixe, desde que me paguem e não me cortem 70% – à moda da antiga caneta azul- do que eu escrevo como aconteceu numa breve passagem por lá, que evidentemente deu asneira porque disse o que pensava sobre uns amigos da directora e daí até ter ter levado um processo de difamação foi um tirinho. o que é engraçado, porque ou me levaram muito a sério ou ficaram possessos por a frase ter um teor de seriedade alto), em troca de um ” coiso” para o blog. como Coiso leia-se link. O convite veio de um senhor chamado Paulo Brilhante que eu não conheço de parte nenhuma e levou uma resposta tão arrepiada quanto a proposta dele. Perfuntei-lhe se ele não queria ser o meu escravo deste meu coiso 7/7  a custo zero. Sim, porque os meus cronistas, esses, têm para além de cuca, valor e talento e são reconhecidos na praça e atrevo-me a dizer que cada um ao seu modo é sim, Brilhante. Brilhante, foi também a forma como o Alvim, apagou o meu comentário quando escarrapachou o inquérito da Ùnica a que respondeu criado por 3 mentes supostamente brilhantes e cotadas: Quintela, MEC e mais um que não me lembro. O inquérito ( nome dado a série de perguntas estúpidas) era tão fraco de “cabeça” que deixei um post a dizer ” alvim, 3 pessoas para fazerem isto…”. zás, kaput, comentário apagado! Ah grandes humoristas e gente cheia de fair play!

Facto 2) Mais outra reunião numa editora onde tentávamos que fosse paga ( hilariante), porque sem isso, népias amigos. A directora é uma das pessoas que mais prezo e explicava-me ” mas Ana, nós só temos gente que escreve à borla! Fazemos revistas a custo zero, toda a gente se oferece”. Bonito país. Não só há almas “inteligentes” que dão o seu ( a supor) talento de graça, como aceitam convites e ainda pedem para trabalhar de graça. E depois queixam-se. Que ninguém pague aos jornalistas.

Meus senhores, aqui a única conclusão é que os jornalistas já não são vendidos há muito tempo. São oferecidos.

E depois vem esta mania de “vamos todos escrever”, o que é louvável porque deduzo eu, que para se escrever é preciso ler bastante. ter um tal de background cultural, social e sei lá mais o quê. Mas não. Escreve-se e pronto. E ganha-se automaticamente o título de escritor, jornalista, guionista, mas sobretudo de gente a quem só falta mesmo é plantar uma àrvore e fazer um filho. Mas que começam por estes dois últimos e um dia decidem que quando forem grandes vão escrever. E assim se vê tanto poema e romances da treta e contos infantis...”

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

Deixe uma Resposta

